Um dos Acidentes Mais Estranhos - Saudia Voo 163 | EP. 765

2 Mai 2021
519 195 Visualizações

Escute o novo episódio do podcast Atenção, Passageiros! open.spotify.com/episode/1rwSYBYkXCb30CbiSzs81A?si=PFWpiDz1R3CxnaACp4hxEQ
Depois de um pouso suave, o Lockheed Tristar taxiou normalmente até parar na pista de táxi e desligar os motores. Ninguém sobreviveu! Num dos acidentes mais estranhos da aviação. Senta que lá vem história!
Parte da tripulação e cerca de metade dos passageiros eram cidadãos sauditas, enquanto 85 passageiros eram do Paquistão e 32 do Irã. A maioria desses passageiros estava indo para Jeddah para participar do Hajj, porque Jeddah é a principal porta de entrada internacional dos viajantes para Meca.
O Hajj é uma obrigação religiosa que diz que todos os muçulmanos têm de visitar a cidade sagrada de Meca pelo menos uma vez na vida, se tiverem condições.
A experiência total no L-1011 (voo 163 Saudia) dos três membros da tripulação de voo foi de apenas 670 horas e todos os três eram pilotos abaixo da média, de acordo com seus registros de treinamento. Assim começou a receita de um desastre. Os anos 70 não foram fáceis para aviação ...estava armado o primeiro elo deste acidente.
Às 21h08 do dia 19 de Agosto de 1980, o voo 163 Saudia, decolou de Riyadh e começou a subir em direção à altitude de cruzeiro. O piloto começou a assobiar e cantar, um hábito que ressurgirá repetidamente durante o voo.
Não demorou muito para que as coisas começassem a dar errado. 7 minutos após a decolagem, um dos dois alarmes de incêndio no compartimento de carga traseiro C-3 disparou, alertando o engenheiro de voo da presença de um incêndio. Mas como o fogo foi detectado apenas pelo sistema B, o comandante parecia acreditar que a ativação de apenas um alarme de fumaça era insuficiente para desviar o voo.
O segundo elo deste acidente se fechava.
Somente 5 minutos e meio após a detecção de fumaça, os pilotos decidiram retornar ao aeroporto. Sabe o que é pior? Isso não era considerado excessivo na época, embora seja hoje. Mais um elo se fechava.
Agora dá um play e vem saber mais sobre essa sequência de erros do voo 163 Saudia, que resultaram no terceiro acidente de avião mais mortal de todos os tempos.
✅ Gostou desse vídeo?
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
OBRIGADO POR ASSISTIR LITO SOUSA EM MAIS UM VÍDEO DO AVIÕES E MÚSICAS
Lito Sousa é mecânico de uma grande cia aérea a mais de 35 anos e agora piloto formado trabalhando desde 1986 com aviões comerciais. Como um amante da boa música, Lito Sousa criou o seu canal do BRbaby para compartilhar com mais pessoas a paixão por aviões e também música.
Todos os dados e conteúdos deste vídeo são escritos e revisados por Lito Sousa além de toda equipe do canal Aviões e Músicas para que o melhor conteúdo possível chegue para você. Não deixe de seguir o Lito Sousa também nas outras redes sociais.
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
✈ O Canal Aviões e Músicas foi feito para descomplicar a aviação e complementar as informações do blog www.avioesemusicas.com
✈ Seja Membro do Canal Aviões e Músicas: bit.ly/ApoiarCanal
✈ Loja do Aviões e Músicas: bit.ly/CamisetasDoCanal
✈ Livro do Lito Sousa: bit.ly/livrosDoLito
✈ Contato Comercial: comercial@avioesemusicas.com
✈ Escreva para o Aviões e Músicas: Caixa Postal 3008
CEP 07190-972 - Guarulhos/SP
Mídia Social
✈ Twitter: @avioesemusicas
✈ Instagram: avioesemusicas
✈ Facebook: facebook.com/avioesemusicas
✈ Faça parte do único clube de assinaturas sobre aviação: www.aerobook.club/
✈ Apresentação e adaptação: Lito Sousa
✈ Produção executiva e direção geral: Mila Seidl
✈ Produção e captação: Ana Beatriz Reis
✈ Edição e finalização: Marco Hartmann
✈ Roteiro: Natalia Levandowsk
✈ Marketing digital: Bruno Triaquim e Larissa Alves
✈ Produção e mídias sociais: Natã Romualdo
✈ Vinheta de abertura: Maurício Duarte / Ivo Duran (@ivoduran)
✈ Motion graphic: Sergio Marques
00:00 Deixe o like!
01:23 O que é HAJJ (HAJE)
01:42 Quem era a tripulação do Voo 163
04:25 Quando começam os problemas
07:34 A fumaça começa e a invadir a cabine de passageiros
09:10 O fogo já começava a se espalhar
14:09 Os passageiros entram em pânico
19:20 O avião pousa
20:00 Os bombeiros tentam apagar o fogo no avião
22:00 Não há nenhum sobrevivente
24:11 Investigação aponta erro da tripulação
Disclaimer: “The views expressed in this video are my own. They have not been reviewed or approved by United. I do not speak for United.”
"Os pontos de vista aqui apresentados são apenas meus e não foram revistos e aprovados pela United. Eu não falo em nome da United."

BRbaby